sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O descabelamento...


Descabelamento é uma ação? Descabelamento é um estado? Descabelamento é um modo de ser?
Descabelamento é ...?
Descabelamento pode ser muitas coisas, pode somente ser o momento antes de pentear os cabelos (?).
Descabelamento pode ser provocado pelo dormir, pelo desespero, pelo odiar, pelo destemperar, pelo copular, pelo beijar, pelo ventar, pelo arrepio, pelo trabalhar, pelo dançar, enfim por diversas ações e diferentes situações, sob influencia de muitos estados emocionais.
A profundidade da construção “A inesperada beleza do descabelamento” se apresenta pela esperança de uma leitura mais profunda do que só o quando se fica louca, no caso das mulheres, você se descabela. Ai neste momento também!
O Descabelamento acontece em muitas situações femininas de intimidade, e digo assim deste modo querendo conversar mais com o amigo João.
O Descabelamento apresenta aspectos íntimos mesmo, ele esta dentro da pessoa descabelada, ninguém, homem ou mulher, cujo ego esteja funcionando em plena harmonia com as outras instâncias psíquicas, sai 'descabelado' no sentido de não se ocupar com sua razão deste descabelamento (acho que estou enrolada aqui).
O que quero dizer é: mesmo quando o sujeito ESCOLHE estar descabelado, ele assume a escolha! A intimidade expõe-se por escolha, o descabelamento tem um significado e ganha a esfera do público por alguma razão, se não o descabelamento continua fazendo parte da intimidade.
Ao apresentar “A inesperada beleza do descabelamento”, escolhemos abrir esta intimidade e mostrar-nos desmontando as belezas construídas externamente. Para além do cabelo que se desmonta durante a dança, camadas de humanidade vão aparecendo de modo cada vez mais claros e a dureza da solidão, dos limites entre os indivíduos vai sendo revelado. A claridade, que proporciona essa revelação se torna insuportável, como quando precisamos do distanciamento do outro. Afinal é a proximidade e do outro e o rompimento das 'barreiras' e limites que nos doem e nos afastam. Clarear e descabelar são signos da solidão necessária para o humano. São dimensões de construção humana que precisam ser preservadas.

Um comentário:

  1. Acabei de ler A Insustentável Leveza do Ser e me dei conta que esse título tem uma construção parecida com A Inesperada Beleza do Descabelamento. (Talvez o livro estivesse nos rondando em nosso inconsciente coletivo)Enfim, mais um encontro, que diz respeito a gravidade, que foi um tema físico de estudo no trabalho, que surgiu dele mesmo.

    ResponderExcluir